material:
discos de isopor - (achei na Só Isopor em São Paulo) nos diâmetros:-15 cm , 20 cm, 25 cm, 30 cm e 35 cm com altura de 8 cm
-lixa de 200 e 350
-massa corrida, destas de parede
-massa para biscuit branca...2 kg
-rolinho de silicone
-base para pintura em PVA
-tintas pva, branca, marrom, amarela
-rede feita de plástico, (eu improvisei com uma folha de enfeite de natal, comprada na 25 de março)...vc pode fazer em crochê tbm.
-purpurina dourada
-corante suvinil preto e vermelho, ou tinta pva mesmo
-estecas , cola branca, jornal, fita crepe, tesoura e palitos de churrasco
BOTANDO A MÃO NA MASSA:
Com a lixa mais grossa, lixar de leve os discos de isopor até que fiquem mais lisos...(se você for usar uma vez só, não precisa cobrir com biscuit, passe direto a massa corrida para tirar as imperfeições do isopor, mas se for reutilizar, melhor usar o biscuit que dura mais).
com o rolinho de silicone, estique a massa de biscuit, cubra os discos deixando um círculo no meio sem cobrir, para sobrepor os outros.
Quando secar(cerca de um dia) o biscuit, passar a base para tinta pva por cima com um pincel bem macio e aguardar a secagem...pode dar duas demãos.
Quando todos os discos estiverem preparados, passar cola branca no fundo do de cima e enfiar dois palitos de churrasco em cada dupla de discos, para ajudar a segurar o bolo.
Aguardar o tempo de secagem da cola.
MODELANDO O DRAGÃO:
Primeiro faça uma barriga em jornal amassado e enrole fita crepe, para não ficar tão pesado e nem gastar tanto biscuit.
Com o rolinho de silicone, fazer vários discos de biscuit e ir modelando em volta da barriga, ajeitando no próprio bolo para que fique na forma desejada, deixe para modelar as pernas por último, para o corpo sustentar a massa.
aplicar uma tira de mais ou menos 2 cm de biscuit em toda a extensão das costas, para fazer a espinha, depois (ainda sem secar), com a ajuda de uma tesura, cortar os picos da espinha, conforme fig ao lado...com a esteca, fazer as marcas de escamas pelo corpo, antes de secar.
Deixe a cabeça para modelar por último, para ir secando o corpo enquanto isto.
FAZENDO A CABEÇA....................................
Faça uma forma oval com jornal e passe a fita crepe para a base da cabeça, cubra com um disco de biscuit, com alguns discos menores, coloque algumas camadas em volta da cabeça, como se fosse uma rosa e com a tesoura, fazer os picos, a massa que for sobrando destes cortes, modele de novo e use para fazer os chifrinhos e outros detalhes...
Com uma esteca, ou outra ferramenta parecida, fazer umas imitações de escamas antes que a massa seque.
Pintar o bolo com a tinta PVA da cor desejada.
Eu pintei este com esta cor creme, mas no fim não gostei do resultado e repintei de branco.
Depois de pintar o bolo todo da cor desejada, aguarde o tempo de secar bastante e passar a lixa fina para um acabamento mais liso.
Adaptar as asas nas costas, verificando a simetria e altura da espinha.
Pintar o dragão de marrom, usando as bisnagas de Suvinil para detalhes mais escuros, ou avermelhados.
Eu pintei as pontas das escamas de amarelo e mudei de ideia depois...
coloquei várias fotos somente para mostrar mais de um ângulo de visão do dragão.
aqui repintei o bolo de branco, mas também não satisfeita com o amarelo do fundo dos arabescos...
Assim, pintei novamente de branco todo o fundo e refiz os arabescos, dando um toque de purpurina dourada...só para constar, tentei encomendar, mas me cobraram de R$ 800,00 a R$ 2000,00, só o aluguel...assim fui obrigada a fazer eu mesma!
A festa de 15 anos da milha filha ficou com este toque a mais...