quarta-feira, 30 de junho de 2010

tecelagem em tear de pente liço

Muito bem, pra tecer neste tear é preciso conhecer os materiais, preparar a urdição(os fios do tamanho necessário da trama), repassar(colocar estes fios no pente do tear) e só então começa o trabalho.


Vou dar a dica de onde se compra um tear destes, foi onde comprei o meu que é simples e fácil de montar e a madeira é de boa qualidade, o unico problema é um cheirinho na madeira, voce deve passar um selante nela antes de usar...
http://www.artevivatear.com.br/    eles entregam no Brasil inteiro...

Tecendo um joguinho americano em duas cores.

utilizar 2 novelos de linha Anne, um amarelo e um laranja na urdição
e 2 novelos de cordão de algodão bandeirante nº 8 para tecer.
utilizar o pente 4 x 1, ou seja 4 fios por cada cm de tecido.

tecer 16 carreiras de cada cor e 8 quadrados no total do comprimento.
Vamos apresentar esta aula  em 6 etapas, em links que te ajudarão a entender melhor cada uma...
http://www.youtube.com/watch?v=U6aGt1GiIGI  primeira etapa (urdindo)

http://www.youtube.com/watch?v=Sbd895WGqZ4 segunda etapa

http://www.youtube.com/watch?v=CnavHZN5Sxo terceira etapa

http://www.youtube.com/watch?v=zFM46OswtuQ quarta etapa

http://www.youtube.com/watch?v=2khkcfZykyY quinta etapa

;6a etapa arrematando
depois de tecer os 5 paninhos, cortar deixando uns 6 cm e dar um nó a cada 4 fios.

qualquer dúvida, escreva pra mim
abraço
Madalena

13 comentários:

  1. Muito bom a sua disposição em ensinar tudo o que você sabe. O seu trabalho é maravilhoso e queria saber se irá ter dicas de como fazer caricaturas. Sempre tive interesse por isso! Artista de mão cheia. Parabéns pelo blog e por seus trabalhos postados.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada Ari, estamos no começo de uma grande jornada...esta é a primeira aula, de tecelagem, vamos fazer sim uma aula dedicada apenas a caricaturas e a idéia é que as pessoas possam postar aqui o resultado de seu aprendizado ok? É uma prazer muito grande ter voce aqui viu?
    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tia Madá serei sua aluna atenciosa por que vontade de ensinar com a paciência que só vc tem, não é pra qualquer um então tenho que tá aqui firme e forte com a grande vontade que tenho de aprender.
    Parabéns tudo que vc faz é a plena perfeição pq vc é um ser admiravél.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Patrícia, fiquei emocionada agora,porque a gente vive é pra isto mesmo, nossas conquistas são nossos conhecimentos.
    suas palavras são estimulos!
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Ora, vc para de ser modesta.. e vamos tocando... bjos com muita saudade..

    ResponderExcluir
  6. Madalena, gostei do seu blog, que tem muito a ver com o meu. Só não editei as aulas como você. Sua idéia é muito boa, especialmente pra quem faz do artesanato uma grande arte. Continue assim!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Você pode me passar seu telefone e endereço quero conhecer o seu trabalho de perto.
    Também trabalho com tear herança de família.
    Sou de Monte Alegre mais moro em Uberlândia a 11 anos.
    Cleide
    cleide@teardavovo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Cleide, moro em São Paulo, capital, morei em Uberlãndia por muitos anos, mas faz um tempimnho...rsrsr. Quando voce vier por aqui, pode escrever o mail que te passo o endereço e tel ok?
    abraço, tenha um ótimo ano e muitas artes!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola muito bom seu passo a passo , mas eu nao achei a sexta etapa no youtube.. a do arremate, .vc ensina o ponto sumac , aqueles nózinhos do acabamento depois que passa as tres duites, ou antes nao me lembro . Parabens e obrigada
    Rosana

    ResponderExcluir
  10. Oi Rosana De Comi, é um prazer conseguir transmitir os conhecimentos...obrigada pela oportunidade!
    Realmente, eu acabei não postando pois minha mãezinha quebrou a perna e de lá prá cá foi dificil...mas vou preparar direitinho o arremate e posto ainda tá?
    Desculpe e mais uma vez obrigada pela observação.

    abraço

    ResponderExcluir
  11. Olá Madalena adorei seus vídeos muito bem explicadinhos, e com um diferencial de mostrar cada detalhe para entender melhor cada passo.Estou fazendo um curso básico no Tear que vc estava explicando e em breve estarei adquirindo o meu pelo Arte Viva que me indicaram.Não vou comprar muitas peças agora por querer mesmo o Tear e começar a Tecer algumas coisas que aprendi no meu curso e outras que vejo na internet como no seu vídeo.Fiquei com uma dúvida vc colocou a sequencia dos fios desta maneira 20 amarelos, 20 laranlas e assim sucessivamente??? Caso não seje isso poderia me explicar como fez?Sei que este vídeo é antigo mas só agora encontrei por estar pesquisando outras maneiras de tecer.Se não lembrar não tem nada .Obrigada assim mesmo. (Tania de Resende)meu e mail é cheffepoder2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Tania, é isto mesmo, 20 amarelos, 20 laranjas, 20 amarelos, 20 laranjas até completar 140 fios, ou 7 x 20.
    É muito legal, sucesso pra você com seu novo tear, fico feliz que você gostou das explicações, qualquer dúvida, continuo aqui tá?
    abraços

    ResponderExcluir