sábado, 14 de agosto de 2010

caricaturas

Desde que eu comecei com o blog, as pessoas me cobram as caricaturas...muito bem. O que eu tenho a dizer pra voces é o seguinte:

*O olhar com os olhos de ver, é o resumo de todo o processo. Observe atentamente a pessoa a ser desenhada, cada traço, cada ruga, cada sombra. Olhe de lado e de frente, procure o ângulo mais favorável, ou o que mais caracterize.
*Não se preocupe com o estilo, ou com a técnica, apenas com a aparência, aproveite o máximo de detalhes que conseguir no desenho.
*A caricatura se baseia em exageros, então quando estiver bastante familiarizado com o desenho, exagere em algumas partes, eu decidi exagerar sempre na boca e no olho, que acho fundamentais pra caracterizar alguém.
Estou ilustrando aqui em algumas etapas, e qualquer dúvida que surgir, pode consultar à vontade, eu sempre terei o maior prazer em responder ok?
Minhas caricaturas são feitas em tecido, foi assim que eu optei, voce pode usar qualquer material ok?
1. passo, desenhar a lápis num papel.
2.Passar pro tecido com a ajuda de um carbono e caneta de ponta seca.


3. Utilize canetas pra tecido e tintas pra tecido acrilex.

4. Vá pintando os olhos e o rosto, conforme a foto, sempre observando as nuances de sombra e cor.

Aqui o rosto já quase pronto e o corpo sendo trabalhado...

Todo trabalho de sua autoria deve ser assinado, procure assinar de um jeito só seu. Sua assinatura é sua marca


A caricatura depois de pronta ao lado das tres fotos utilizadas no processo.
A fisionomia é o mais difícil, mas a única coisa que requer é observação. Não desista se na primeira tentativa não ficou bom, a persistência é tudo. Pois só daí vem a prática...

Se quiser postar aqui depois de pronto, seja bem vindo...boa sorte!!!

12 comentários:

  1. QUE LEGAL ESTA POSTAGEM, ACHEIO DE UMA CRIATIVIDADE E BOM GOSTO ÚNICOS.

    FELICIDADES

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir
  2. Gostei da aula de caricatura, mas eu acho que eu não levo jeito pra coisa não.. Tem que ter um pouco de paciência!!!! Mas amei sua aula, bem fácil de pegar as dicas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário e simpatia Fábio, espero que meu blog também seja de alguma valia para quem quer aprender né?
    E pra voce Ari, tudo na vida requer paciência, se voce gosta de desenhar, voce consegue sim!!!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Madalena... Tá bom, vou tentar fazer um desenho, mas nao garanto que vá sair tão bom assim. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amoreee que lindo trabalho o seu.. amei mesmo.. quero uma minha viu? Hahahahaha.. muito sucesso e que Deus abençoe seu novo propósito.. Te Adoro :D

    ResponderExcluir
  6. polidotada! Acho lindo que vc espalha seu saber... e desde que vc deixa aberto, quem tem duvidas pode perguntar.. e' um privilegio... vc e' um anjo!

    ResponderExcluir
  7. Lindo ! Mas desenhar não é tão fácil assim. é para poucos e voce tem o dom de encontrar a característica certa para caricaturizar.
    Adorei a aula, mas não me vejo capaz de fazer algo assim... A César o que é de César e ao artista, o que é dele !!!
    Um beijão e Parabens !!!!

    ResponderExcluir
  8. Querida Amiga,
    é com grande emoção que lhe escrevo para parabenizá-la pela iniciativa do blog. Adorei!
    Queria messmo era morar bem pertim docê pra poder aproveitar tanta coisa boa sô...rsrs! Beijão

    ResponderExcluir
  9. Vera, Nara, Jorge, Ari, Flávia...é uma honra pra mim ter voces aqui, e na minha vida, no meu coração...obrigadas mesmo!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Madalena!
    Estou postando aqui, porque não achei outro lugar melhor. Afinal, o que eu quero dizer não é sobre este post, que é bem bacana, mas sobre a graça de te reencontrar no blog. Foi através do blog da Leandra que achei sua pista. De repente, vi sua carinha e voltaram lembranças boas de outros tempos de Udia. Pois é... era só para saudá-la e dizer que gostei do seu blog e que já estou lhe seguindo. Beijo.

    ResponderExcluir
  11. kkkk, pois é Rejane, eu que o diga! Ontem eu entrei também através da Lê no seu blog, e senti a mesma coisa. Como é bom este troço tecnológico não é? Naquela época, nem sonhávamos com isto tudo que acontece...Fiquei feliz de te ver também. Espero nos falemos mais.
    saudade dos nossos encontros para pintar, lembra?
    bjo

    ResponderExcluir