quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Escudo da Medusa - Para os fãs de Percy Jackson

Em homenagem à minha filha que adora mitologia grega e se diz filha de Apolo, segue aqui um escudo que fizemos para um encontro no Ibirapuera...
materiais: -  uma calota de carro em plástico, papel tipo cartão ou papelão, papel higiênico, cola branca, fita crepe, tesoura, lápis, pincel, tinta látex branca, purpurina ouro e verniz e um suporte alça de plástico.
Utilizando uma calota de fiat palio, colar um papel cartão em toda sua volta prolongando seu diâmetro. em seguida recorte no papel cartão o rosto da medusa e cole com fita crepe na calota. Vá fazendo pequenos rolinhos de fita crepe e grudando onde você quer que fiquem em relevo, como sombrancelhas, cabelos, boca, nariz...
Agora, com a cola branca e papel guardanapo ou higiênico, vamos cobrindo todo o escudo, até ficar inteiro coberto pelo papel branco e passado cola, são necessárias algumas camadas, reforçando onde se quer mais volume...isto é o papel marché.

Repita a etapa do papel com a cola pelo avesso, para ficar com um bom acabamento...vamos cobrindo toda a área de plástico da calota, aproveitamos este momento para criar uma alça no avesso da peça.
Aguarde secar por completo e pinte com tinta latex por inteiro, frente e verso.

Quando secar, misture purpurina ouro com um verniz fosco, ou envelhecido e cubra toda a peça, daí é só esperar secar completamente e correr pro abraço...kkkk...ou pro acampamento meio sangue né Mari???

Escudo feito pela Laís, olhando nossas dicas,
 parabéns Laís!!!

10 comentários:

  1. Amei! Sou professora e estou fazendo com os alunos uma peça sobre a mitologia. A pergunta é: onde achar uma calota rs? Como vc colou a alça, com que tipo de cola? Dá mesmo para alguém segurar o escudo pela alça sem soltá-la?
    Parabéns por seu maravilhoso trabalho!
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lais, muito obrigada!é através destas dúvidas que vamos enriquecendo nosso trabalho.
      Então, a calota voce compra no Wallmart por R$ 7,00, mas pode conseguir de graça em algum ferro velho, ou sucateiro...ou em alguma oficina mecânica que trocou e tem a velha, mesmo quebrada é útil. A alça foi colada primeiro com muita fita crepe e depois com o mesmo papel marché, usando a cola branca carcorez que é bem firme, ela aguenta muiiito, minha filha foi neste evento e mais um e o escudo está inteirinho aqui...
      Espero ter ajudado! abs

      Excluir
  2. Oi, Madalena
    Vc misturou purpurina com o verniz e já deu esse efeito? Pode-se utilizar aqueles sprays utilizados em artesanato? Que marca vc recomenda?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, sim só a purpurina com o verniz fica muito bom e é uma opção mas barata, purpurina é bem baratinho, prefira os vernizes ecológicos, eu uso os da acrilex. Pode utilizar os de spray também, o resultado é o mesmo!
      abs

      Excluir
  3. Oi,
    Obrigada pelas orientações. Vou tentar fazer. Vamos ver o que sai rs, já que não sou professora de artes e não tenho muita aptidão para essas coisas.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Madalena
    Terminei o escudo. Como faço para te enviar a foto?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, meu e-mail é homopart@terra.com.br pode mandar nele que eu posto ok? abs

      Excluir
  5. Oi, eu gostaria de saber se à outra coisa para substituir a calota de carro... ? bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Diih, a idéia é soltar a imaginação, qualquer coisa redonda serve de base pro escudo, desde que seja leve...Por exemplo, tem umas bandejas descartáveis pra bolo, se você fizer uns recortes nela, fica muito interessante...você pode pedir alguém pra fazer um disco de compensado e trabalhar em cima dele, enfim, solte-se! bjo

    ResponderExcluir