quarta-feira, 30 de junho de 2010

homenagem à principal artista da família


Quero oferecer com muito carinho todo o conteúdo do blog como um presente a minha querida mãezinha, que hoje está com 87 anos e na ativa.
Minha mãe, Mariana Vieria Barbosa, ou simplesmente a Dona Mariana bordadeira de Monte Carmelo, é o meu grande exemplo de atitudes...Nós tivemos uma infãncia muito difícil, muitas brigas, muita desunião e muita pobreza...mas, minha mãe, sempre foi muito batalhadora e forte, era a mãe que enfrentava (enfrentou) até o delegado pra me defender da molecada da escola que virava que mexia, corria atras de mim pra me bater depois da aula...affe!!!
Bem, minha mãe era bordadeira de mão cheia e ia ensinando cada um de nós, logo cedinho esta profissão, além da de costureira, assim íamos crescendo ao sabor das artes, riscando um desenho aqui, pintando uma camiseta ali...era o nosso ganha pão mesmo.
Ela nos ensinou que tão importante quanto a casa limpa e arrumada, era o trabalho, a atividade, o exercicio. Quando eu tinha 14 anos, ela conseguiu com o prefeito de Monte Carmelo, então o Sr. Camilo Machado a Escola Estadual Clara Chaves, ou escola do Bairro do Carmo, pra dar aulas de corte e costura para as mulheres carentes. Tive a Honra de ministrar algumas destas aulas e graças a isto, também quebro meu galho com pequenas costuras e reparos...
Em 2006, após ter sofrido um AVC e ficar inválida por 8 meses, ela voltou a tecer e hoje, com 87 anos, tece lindos joguinhos americanos, cachecóis e borda ponto cruz, com muita propriedade e alegria.
Parabéns Dona Mariana! pelas lutas, pelos filhos que educou sem ao menos ter tido nenhuma escola, pelos ensinamentos à luz da doutrina espírita e principalmente pela grande lição que tive:
"NÃO HÁ NINGUÉM TÃO POBRE QUE NÃO TENHA NADA PRA OFERECER E NINGUÉM TÃO RICO QUE NÃO PRECISE DE ALGO..." ESE.

6 comentários:

  1. Querendo ou nao tinha que aprender, querendo ou nao tinha que doar que seja horas de trabalho... que licao!

    ResponderExcluir
  2. É verdade né Dadaça...hoje todos nós sabemos bem o valor de tudo isto né?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog Madalena,tá lindo.
    Bjus...Diana SC

    ResponderExcluir
  4. Madá, estou emocionada!!! Você sempre foi demaiiiiis. Esse depoimento sobre D,Mariana me fez volar ao passado lá na Rua C,Bairo do Carmo...quanta saudade. Acho que no fundo, éramos felizes e não sabíamos. Mesmo sem contato há tanto tempo, você está sempre presente em minha vida. Bjos.Aninha

    ResponderExcluir
  5. poxa minha linda amiga e que sá parente né!! Madalena fico muito honrada em conhece-la e saber um pouquinho de sua história e de sua mamãe que se assemelha a de tantas mães brasileiras que dão duro danado pra sustentar seus filhinho e faze-los grande homens,, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo, dona encrenca...temos muitas coisas em comum, inclusive acho, o sangue hehe...obrigada!!!

      Excluir