sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FIDELIDADE...onde está o cliente?




Ano novo, vida nova, novos desafios...e novos pontos de vista!!!

Já no fim do ano passado eu queria postar algo a respeito da fidelidade de compra, mas queria estudar um pouco mais a respeito.

Você já se perguntou pra que carregar na bolsa mais um cartão de fidelidade???
Sim, estes que te empurram quando voce vai na Drogasil, Drogaraia, Fnac, enfim, nestas lojas que insistem em dizer que voce é especial???
Você já parou pra pesquisar o concorrente e verificar de que lado está a fidelidade?
Pois pra mim, a FIDELIDADE é recíproca, é sentimento, se alguém me diz que sou especial, eu quero sentir isto, quero retribuir isto...

o maior exemplo: MEDICAMENTOS
Fazem uns 5 anos que tenho o tal cartão Drogasil e nunca parei pra ver a diferença. No ano passado, eu precisei comprar uns medicamentos específicos para idosos, e isto me levou a consultar mais os preços e principalmente me levou a conhecer o preço de cada um destes produtos.
Foi uma surpresa muito grande chegar na Drogasil da Imperatriz Leopoldina(com a Rua Brentano) e encontrar um valor mais caro (um real) do que o praticado em outras lojas, então fui até a gerente e disse a ela que eu tinha um cartão de cliente especial e que o valor cobrado ali era mais caro do que em outras farmácias...o que ouvi dela um argumento assim: a nossa política de preços não permite descontos de qualquer forma, nós não temos o poder de dar um desconto pra senhora. Infelizmente não podemos fazer nada pela senhora.
eu ainda liguei no atendimento ao consumidor e fiz minhas reclamações ao atendimento oferecido, o que me custaram uma semana de espera da resposta e ouvi as mesmas coisas...

a diferença:

Na metade do ano passado eu estive na Drogaria São Paulo da Rua Carlos Weber e ao ver um produto acima do praticado em outras 2 lojas, cheguei no gerente que muito cordialmente me fez um desconto para que eu comprasse ali.
Pois não é que depois do acontecido na outra drogaria, eu fui ali na São Paulo e todos aqueles produtos estavam e ainda estão com um preço muito bom, bem abaixo dos outros concorrentes??? já fazem 3 meses que eu só compro lá, eles ainda nem sabem da minha fidelidade, já que nem cartão me ofereceram.
Você acha que uma Drogaria como a São Paulo precisa de oferecer um cartão para ter fidelidade? Pra mim é isto, a justiça social se constrói com pequenas coisas deste tipo. Eu me sinto justiçada e justa ao continuar comprando na Drogaria São Paulo e gostaria imensamente de parabenizá-los e dizer que não mudem, pois a gente(consumidor)sabe o valor das coisas e estamos construindo uma fidelidade real e sólida.

Minha decisão para este 2011 foi esvasiar a minha bolsa de cartões pesados em todos os sentidos e me sentir livre pra pesquisar melhores preços e condições.

Penso que os marketeiros de plantão deveriam ficar atentos nisto e ao invés de investir mais num programa de fidelidade falsa, apostar mais em treinamento de pessoal e politica de preços.

Maria Madalena Marques de Oliveira

2 comentários:

  1. aconteceu exatamente o mesmo comigo, e a Raia da Schilling entra no meio, faz tempo que só compro na Drogaria São Paulo, isso é ser tratado como cliente especial. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Madalena,

    Adorei o post, parabéns. E obrigado pelos elogios dos meus trabalhos

    Abraços,
    Alexandre Heberte

    ResponderExcluir